Blog

Você está em: > Home > Blog > Veja como explorar a Cauda Longa na Bionexo
2/07/2019

Veja como explorar a Cauda Longa na Bionexo

Pense em uma loja que trabalha com a venda de utensílios domésticos. Ela precisa de seu espaço físico para expor os produtos e pra isso usa prateleiras, balcões e estantes. Normalmente essas lojas também contam com estoques que, por maior que sejam, acabam tendo um tamanho fixo e se limitando a um determinado espaço de armazenamento. Para não ficar com produtos parados em estoque, a saída que a loja tem é comprar em maior quantidade aqueles produtos que mais vendem, muitas vezes deixando de vender para os clientes que chegam procurando itens que possuem menor demanda.

Agora pense nessa mesma loja em um formato de venda online. Ela não precisa ter espaço físico para expor os produtos, bastando um galpão para armazenar seu estoque. Assim ela poderá ter uma variedade muito maior de itens e conseguir vender para uma maior quantidade de clientes, até mesmo para aquele que procura por um produto de menor demanda. Ainda que a loja não tenha em seu estoque, ela pode encomendar de um fornecedor, receber o produto e fazer o envio para o cliente final.

Você acaba de ver um conceito claro de Cauda Longa. Esse termo, estudado por estatísticos desde 1946, ficou mais popular com o livro “A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho”, do autor Chris Anderson, e mostra como alguns tipos de negócios podem se beneficiar ao focar suas vendas em itens com menor demanda e, consequentemente, menor concorrência.

CAUDA LONGA-1

Atualmente, os fornecedores que fazem suas vendas através da plataforma da Bionexo e não possuem nenhum tipo de automatização, acabam se concentrando nas cotações que possuem maior quantidade de itens. O resultado disso é uma maior concorrência direcionada às principais cotações, obrigando trabalhar com margem mais apertada, enquanto aquelas com menor volume de itens, mas que são realizados por um número grande de compradores, acabam ficando em segundo plano ou até sendo ignoradas por completo.

Diversas empresas que fazem a integração entre a Bionexo e seus sistemas de ERP, através da nossa solução, o MBS Nexo, contam com um módulo que responde de forma automática a diversos tipos de cotações. Dessa forma é possível explorar a Cauda Longa e atender as cotações que antes nem eram disputadas, mas que possuem maior margem de contribuição justamente por terem menor concorrência.

CAUDA LONGA-2

Autor:
Alexandre Martins
MBA de Negócios e Empreendedorismo
Sócio e Diretor Comercial da Manager Saúde

Newsletter