Blog

Você está em: > Home > Blog > COVID-19: Como se adaptar e crescer em momentos de crise?
31/03/2020

COVID-19: Como se adaptar e crescer em momentos de crise?

Com a crise do COVID-19, instalou-se um caos nos países e principalmente no sistema de saúde, onde profissionais e empresas tiveram que se adaptar rapidamente para tentar suprir essa demanda urgente e imensurável. Governos modificaram o foco, hospitais se reestruturaram para receberem os infectados graves, a população está se adaptando com o afastamento social e tentando entender o antagonismo de isolar-se para se proteger e os seus familiares ou manter as suas atividades econômicas correndo o risco de se contaminar e aumentar a disseminação do vírus. E o que falar da cadeia de fabricação e distribuição da área de saúde que precisa produzir e vender mais para atender a essa demanda crescente desse momento e necessita preservar os seus colaboradores com medidas de afastamento social e home office.

Ao primeiro sinal de crise muitas empresas cortam investimentos, principalmente na área de TI, quando o movimento deveria ser inversamente proporcional. Em momento de retração é que precisamos remodelar a estrutura organizacional, tornando-se mais ágil, eficiente e criando elementos necessários ao aumento da produção. Esse processo de “reinvenção”, quase sempre passa por investimentos em soluções automatizadas, em sistemas autômatos que irão desocupar a força produtiva, reduzindo os custos operacionais e aumentando a produtividade das equipes. É nos momentos de crise que precisamos investir em tecnologia, reinventar os nossos processos e realocar as pessoas de forma estratégica. Manter processos obsoletos, de pouca produtividade é infinitamente mais caro do que investir em software e sistemas de automação.

A crise veio para todos, mas para aqueles que investirem em automatização, reestruturação e inovação, isso é uma questão de tempo e com certeza sairão na frente. Enquanto várias empresas estão se preocupando com a crise, muitas outras estão investindo e aproveitando o momento para repensar os seus modelos de negócio, optando literalmente pela “transformação digital” , aproveitando o que existe de melhor nos novos modelos digitais, integrando soluções e automatizando processos.

A Bionexo, a maior plataforma de soluções digitais para gestão de processos na área da saúde, transacionou 12 bilhões em 2019 e tem como meta atingir 14 bilhões em 2020, investe incansavelmente na Transformação Digital para trazer mais transparência, agilidade e menor custo operacional e de estoque. Neste momento de crise vem incentivando o Planejamento e Pensamento Coletivo em compras inteligentes para não haver desabastecimento, aumento de preço e super estocagem na cadeia de suprimentos.

Nos últimos dias houve um aumento em torno de 30% no volume de transações dentro da plataforma da Bionexo, principalmente de materiais, como luvas e máscaras. Além disso, sua plataforma foi disponibilizada para pequenos hospitais de forma gratuita, o que vai gerar um grande aumento de demanda por medicamentos e materiais hospitalares.

A Manager Saúde, empresa homologada pela Bionexo, desenvolveu uma solução de integração e automatização, que reduz os custos operacionais e gera um aumento no volume transacional através do “Growth”, um robô que utiliza inteligência artificial (AI) para responder o grande volume diário de cotações.

Nesse cenário, daqui a 1 ano, muitos negócios e empresa não existirão mais, as empresas que se adaptarem é que irão sobreviver e crescer. Se adaptar às mudanças é um dos requisitos de sobrevivência, tanto no âmbito pessoal como profissional, sendo nos momentos de crises sociais e caos econômico que surgem as melhores janelas de oportunidades. E você, abrirá ou fechará essa janela?

Autor:
Alexandre Martins
Diretor Comercial e Marketing

Newsletter